Você já entrou em um site e teve a desagradável experiência de precisar aguardar pra conseguir acessar seu conteúdo? Aposto que você não gostou dessa situação (ninguém gosta).
A velocidade normalmente é um item que passa despercebido por alguns desenvolvedores de site, mas é de grande importância. Entender e aplicar esse critério é fundamental para o bom funcionamento e desempenho de um site.
Experiência do usuário
É claro que você já desistiu de ver ou comprar alguma coisa pela internet por causa da lentidão de um site. As pessoas nos tempos atuais não tem tempo nem vontade de esperar. As informações estão chegando cada vez mais rápido nas mãos das pessoas. Uma pesquisa realizada pela Kissmetrics, aponta que 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar.
Além disso, quais são as chances de você converter um cliente para uma próxima compra, se o seu site é lento? Você acredita que seu cliente voltaria a comprar no seu site?
Ranqueamento no google
São inúmeros fatores que fazem com que um site seja ranqueado no google, e um deles, é a velocidade. Além de todo o trabalho de SEO aplicado em um site, a velocidade é um dos pontos (extremos) que conta para que o seu site seja bem ranqueado no google. Com um site lento além de prejudicar o seu tráfego orgânico, o google também pode estar te punindo, te tirando da primeira página.
Como analisar a velocidade do meu site?
Existem alguns ótimos sites que servem para medir a velocidade do seu site. Listei aqui os dois que eu mais utilizo e mais indico.
Google Page Speed: Essa ferramenta analisa a velocidade do seu site tanto em mobile quanto em desktop. Para utilizar, basta apenas inserir a URL do seu site e aguardar até que o resultado seja apresentado. Além disso, ele te apresenta vários critérios críticos que podem ser melhorados para auxiliar na velocidade do seu site.
GTMetrix: Essa é a ferramenta que eu mais utilizo, ela possibilita avaliar o tempo de carregamento de uma página e identificar pontos de melhorias. O uso é fácil e ainda permite fazer configurações mais personalizadas.
Pontos para melhorar em seu site
São muitos os fatores que podem estar prejudicando a velocidade do seu site, entre eles nós temos questões internas e questões externas. Mas sempre existem algumas melhorias que podem ser realizadas para melhorar essa velocidade.
Otimizar imagens: Um site normalmente é composto por 70% ou mais imagens. Se as suas imagens são pesadas e não são otimizadas, o seu site irá ficar muito pesado. Isso implica diretamente na velocidade dele. Indico sempre um site que se chama: tinypng.com com esse site é possível fazer a compactação de uma imagem sem perda de qualidade.
Use plugins de cache: O plugin de armazenamento em cache dá instruções ao servidor para que ele armazene alguns arquivos em disco ou na RAM, dependendo da configuração. Ou seja, ele consegue lembrar e duplicar o mesmo conteúdo que já foi apresentado no passado, isso auxilia a reduzir o tempo de carregamento dos visitantes que já visitaram a sua página.
Utilize plugins de minificação: Esses plugins tem o intuito de minificar os códigos em css, js e HTML. Basicamente é realizado a compactação desses códigos para que não ocorra carregamentos desnecessários ao iniciar o seu site.
Analise bem a sua hospedagem: Um dos fatores mais críticos com certeza é a hospedagem. Você não vai ter um site rápido se a sua hospedagem não oferecer uma boa infraestrutura para isso. Então antes de fazer a contratação de uma hospedagem, faça uma boa análise sobre ela.
Nós como parceiros da Hostgator sempre indicamos essa hospedagem. Você pode analisar todos os benefícios da contratação da hospedagem pelo link abaixo, e ainda, aproveitar 45% de desconto na sua primeira compra!