O que é SEO

SEO significa Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e é o conjunto de técnicas utilizadas para alcançar o bom poscicionamento de páginas em um site no google e em outro buscadores, gerando tráfego orgânico.

Melhorar o SEO de um site é definitivamente a melhor maneira de adquirir mais tráfego orgânico. O Google, famoso e preferido buscador de grande parte da população, trabalha sua priorização por leitura de algoritmos.

Pilares para um bom SEO

Iniciaremos falando um fato: O SEO não vai fazer mágica no seu site do dia para a noite. Exatamente! É um trabalho que leva tempo, é um trabalho demorado. Ranquear no google não é tão fácil e rápido como parece.

Mas nesse artigo, vamos falar como você pode estar melhorando o SEO do seu site mesmo sem ter experiência nenhuma nessa área. Antes de tudo, vamos começar falando sobre os pilares de um bom SEO:

  1. Palavras-chaves relevantes;
  2. Descrições nas imagens de texto;
  3. URLs amigáveis;
  4. Subtítulos relevantes as suas palavras chaves;
  5. Links internos e externos para conteúdos.

Palavras-chaves

O Google utiliza palavras-chaves para identificar quais conteúdos na internet podem atendê-lo melhor.

Existem diversas formas de se realizar uma pesquisa de palavras-chave. É possível fazer a busca de palavras-chaves utilizando ferramentas, como a Ubbersuggest, SemRush, entre outras. Entretanto, existem duas variáveis que consideramos extremamente relevantes para uma pesquisa de palavras-chaves:

Volume: Essa variável representa o volume de buscas mensais por determinado termo no Google. É uma variável importante pois é fundamental garantir que haja muitas pessoas procurando por essa palavra chave em específico.

Dificuldade: Existem palavras que já são exploradas por sites de muita relevância e bem avaliadas pelo Google. Como resultado disso, é muito difícil posicionar o seu site entre os primeiros dependendo do termo que você utiliza.

Uma dificuldade alta significa que existem diversos sites bem ranqueados que já disputam pelos primeiros lugares no Google, e pode acabar dificultando o seu ranqueamento. Esteja atento a dificuldade das palavras-chaves, pois iniciar com uma palavra chave difícil pode não ser benéfico para o seu negócio.

Descrições nas imagens de texto

Algo que muitos acabam esquecendo que é relevante, é a realização da inserção da sua palavra chave principal nas suas imagens.

As imagens são importantes no seu site, porque muitas pessoas podem acabar encontrando o seu site por elas. Nesse caso, a utilização de suas palavras chaves em uma imagem deixa o seu conteúdo extremamente mais relevante. É sobre isso mesmo que estamos falando! A sua imagem precisa ter um título, legenda e descrição que tenha sentido com suas palavras chaves.

URLs amigáveis

Sites com o SEO otimizado precisam ter a URL a seu favor. O algoritmo do Google faz uma varredura de palavras-chaves também no próprio endereço da sua página. Portanto, é importante que a sua palavra-chave definida esteja no seu endereço.

É importante que se evite URLs com códigos ou datas e dê preferência para algo descritivo, e que de preferência, seja a sua palavra-chave ou que seja algum sinônimo da mesma, por exemplo: https://seusite.com.br/nome-do-seu-post.As URLs amigáveis auxiliam na busca de suas palavras-chaves pelos buscadores do Google.

Subtítulos relevantes

Há a possibilidade de se determinar os subtítulos ao código da página. Em suma, esses elementos especificam a prioridade de algumas partes, variando em ordem crescente de relevância. Os Headings são indicados por códigos <h1>, <h2>, <h3>, <h4>, <h5> e <h6>. Primeiramente, sendo o H1 o mais relevante, sendo utilizado apenas para títulos. A recomendação é que o H1 seja utilizado uma única vez em uma página, assim, sites que possuem mais de uma utilização de H1 podem até ser banidos dos buscadores.

Os títulos que utilizam de <h2> e <h3> são considerados os seus subtítulos. É sempre importante que os subtítulos da sua página possuam a palavra-chave ou algum sinônimo dela. O buscador faz a busca inicialmente pelos títulos e subtítulos, então quanto mais forem utilizados sinônimos de sua palavra-chave, melhor para as pessoas encontrarem o seu site.

Links internos e externos

É extremamente importante falar a mesma língua do Google. O que o Google mais visa e mais espera, é que o seu site mantenha as pessoas utilizando o Google, então por exemplo, se você quer manter a pessoa em um local, sua página precisa sempre apontar para endereços relevantes, que vão fazer a pessoa permanecer por mais tempo utilizando o Google.

Os links internos levam a pessoa para alguma página de dentro do seu site. Por exemplo, se a matéria que você está escrevendo puder citar alguma página interna do seu site, é um ótimo escape para o Google entender que você quer que os usuários continuem sempre online.

Além dos links internos, os links externos tem um grande peso também. Dessa forma, quando você referência algum site externo, o Google entende que além de proporcionar um bom conteúdo no seu site, você também releva os conteúdos de outros sites. Dessa forma, os buscadores entendem que você quer que a pessoa continue sempre utilizando os sites para adquirir conhecimento.

Conclusões

Um site otimizado aumenta as possibilidades de aparecer nas tão desejadas primeiras posições do Google. Alguns métodos eficazes para isso são as otimizações de páginas (considerando as dicas que foram dadas acima) e a otimização de artigos. Tráfego orgânico requer que você esteja sempre atualizando o seu site e publicando novos conteúdos relevantes para os buscadores. Dessa forma, você consegue ranquear mais rapidamente. Apesar de ser uma tarefa demorada, a otimização de SEO vale muito a pena a longo prazo. Pois o seu tráfego orgânico pode crescer de maneira muito rápida, basta sempre estar atualizando o seu site!

Não tem tempo para realizar toda a análise SEO do seu site? Dessa forma, adoraríamos tirar as suas dúvidas! Entre em contato conosco!

Olá, sou a Bruna!

Sou engenheira da computação e apaixonada pela área do design e desenvolvimento web.