Web Designer Freelancer: como e onde encontrar um bom profissional

Atualizar — ou mesmo criar — uma página na Internet demanda trabalho técnico, responsável e comprometido. Para muitas empresas, encontrar um web designer freelancer é o melhor caminho para realizar esse trabalho.

Mas por que contratar um web designer freelancer? Na prática, a resposta é simples: nem sempre é possível contar com um profissional alocado na equipe de trabalho.

Optar por um profissional freelancer permite que você encontre alta capacitação técnica com investimento mais baixo.

Mas, para não cair nas mãos de um web designer mediano, é necessário analisar alguns pontos antes de fechar o contrato. Vamos ver quais são eles?

4 características que um bom web designer deve ter

Vamos ver agora quais critérios analisar antes de contratar esse profissional.

Estar atualizado com as tendências do mercado

Já no momento de avaliação dos portfólios recebidos, é necessário verificar se o profissional demonstra estar atualizado com as demandas e tendências do mercado, tanto em aspectos visuais quanto em tecnológicos.

Aproveite, ainda nessa etapa de avaliação, para verificar se o profissional dispõe, em seu portfólio, links diretos para verificar os projetos que foram apresentados.

Essa é uma maneira muito eficaz de verificar se os sites seguem estruturados, se a apresentação de cada um está de acordo com o que você espera e se funcionam bem em diferentes dispositivos.

Entender SEO técnico

Talvez você pense que o SEO (Search Engine Optimization) está ligado apenas à arquitetura textual do site, porém, para um site (ou conteúdo) ranquear bem nos motores de busca, é de extrema importância que aspectos técnicos da criação do site também sejam levados em conta.

Na prática, um bom posicionamento depende de todos os profissionais que se envolvem na produção de um site. E, por conta disso, um web designer freelancer que entenda de SEO técnico é fundamental.

O SEO técnico é um conjunto de otimizações que devem ser feitas na estrutura de um site, oferecendo, rastreabilidade, indexabilidade, velocidade de carregamento e adaptação para dispositivos móveis.

A partir desses cinco aspectos, temos, então:

  • Uma estrutura de website que determine hotspots informacionais, de maneira a destacar aspectos de relevância para o leitor;
  • Um site leve, que carregue rapidamente em qualquer tipo de dispositivo;
  • Páginas fluídas e que conversam entre si, facilitando linkagem interna coesa;
  • Site verdadeiramente responsivo, que seja amigável ao leitor independente de qual tipo de dispositivo é acessado.

Esses pontos respondem diretamente ao SEO técnico e são obrigatórios no momento de escolher um bom web designer freelancer para sua empresa.

Ter um bom portfólio, com trabalhos atuais

Uma das melhores maneiras de avaliar um bom profissional freelancer é verificar se, em seu portfólio, existem trabalhos recentes e atuais.

Dessa maneira, é possível checar – até mesmo com a empresa contratante – referências do web designer.

O portfólio, além de ser uma vitrine para o trabalho do profissional, também é uma forma de analisar se o profissional tem alguma experiência no nicho do seu negócio, ou até mesmo se segue uma linha criativa que se alinhe com a da sua empresa.

Analisar de forma criteriosa o portfólio do web designer também é uma maneira de conhecer a sua forma de trabalho. Vale ficar de olho nos seguintes aspectos:

  • Experiência do usuário (UX);
  • CTAs eficientes;
  • SEO;
  • Velocidade dos sites;
  • Ranqueamento das páginas;
  • Responsividade das páginas;
  • Eficiência na comunicação.

Em boa parte dessas questões há, também, um papel fundamental do cliente, porém, vale lembrar que o web designer é o responsável final por uma entrega de extrema qualidade, mesmo com as interferências naturais do contratante durante o projeto.

Afinal, quem conhece os aspectos técnicos do seu trabalho é, efetivamente, quem o faz, não quem o encomenda.

Respeito aos prazos

Respeitar os prazos de cada etapa de produção é uma obrigação de todos os profissionais e, também, da empresa contratante.

No entanto, como avaliar esse ponto se o trabalho ainda não foi iniciado?

Para tal, verifique, desde as etapas da negociação, como o web designer freelancer se comporta em relação aos prazos.

Dessa forma, vale um checklist:

  • O profissional entregou a proposta de trabalho na data combinada?
  • Houve atrasos significativos em reuniões ou em chamadas?
  • Dentro dos horários combinados, o profissional esteve disponível para responder a dúvidas sobre o projeto?
  • O contrato prevê os prazos de entrega em relação a cada etapa do trabalho?
  • As datas de entrega respondem às necessidades da empresa contratante?
  • O profissional se mostra aberto a negociar prazos?

Diante de todas essas respostas, é possível conhecer a metodologia de trabalho de cada profissional e, então, determinar se irá atender às necessidades do seu negócio.

Tenha em vista que o design para web se trata de um trabalho criativo e bastante técnico.

Dessa maneira, sempre que houver a necessidade de fazer qualquer alteração ou mudança de rota, informe ao profissional e estabeleça uma forma de trabalho conjunto.

Onde encontrar um bom web designer?

Você já encontrou!

Com mais de 70 projetos realizados em mais de seis países, busquei, ao longo de todo o meu tempo dedicada ao desenvolvimento de sites, levar para cada projeto muito mais do que o conhecimento técnico necessário para um bom projeto.

Focando em estratégia que permita que cada cliente alcance os resultados desejados, entendo cada negócio como único, com uma proposta única e cultura única.

Assim, por meio de cada entrega, busco oferecer soluções otimizadas para a realidade do cliente, viabilizando os melhores resultados possíveis para cada aplicação.

Quer saber mais sobre como contratar minhas soluções e alavancar os resultados da sua empresa? Solicite agora mesmo um orçamento para iniciar o desenvolvimento do seu site!

Olá, sou a Bruna!

Sou engenheira da computação e apaixonada pela área do design e desenvolvimento web.