Conheça os principais modelos de e-commerce

O e-Commerce demonstra que é um dos mercados de maior êxito no cenário nacional. Mas você sabia que existem vários tipos de e-Commerce diferentes?

Quando pensamos em vendas online, comumente pensamos em uma loja virtual tradicional. A loja virtual tradicional vende sempre para consumidores finais. Mas a verdade é que, existem outros formatos de venda pela internet que podem ser bastante atrativos. Conheça nessa postagem algumas formas de trabalhar com e-commerce.

1. B2C (Business to client)

O e-commerce B2C é uma empresa que trabalha com vendas diretas para consumidor final. Eventualmente, a modalidade B2B é a mais comum dos tipos de e-commerce existentes. É comum encontrar esta modalidade com frequência em lojas de varejo, onde a relação não precisa de nenhum intermédio entre as partes. Nesse contexto, além de o processo decisório ser mais rápido, as possibilidades de mercado são extremamente amplas. Pode-se comercializar eletrodomésticos, roupas, livros, brinquedos, móveis e diversas outras opções.

2. B2B (Business to Business)

O B2B é um e-Commerce que vem crescendo muito nos últimos tempos. Ele é o oposto do B2C citado anteriormente, tratando-se da venda de produtos de empresas para empresas. Artigos de papelaria e móveis de escritório direto de fábrica são alguns itens que trabalham em e-commerces B2B. Contudo, para se destacar nesse mercado, é preciso de um estoque reforçado e uma ótima capacidade de entrega, pelo fato de estarmos lidando com empresas, o setor logístico é fundamental para garantir a satisfação de clientes.

3. C2B (Client to Business)

O C2B é uma forma pouco conhecida de comercializar. O Costumer to Business é uma maneira de comércio no qual um indivíduo disponibiliza seus produtos ou serviços para uma empresa comprar. Por exemplo, podemos pensar que o vendedor (consumidor) é um fotógrafo. Nesse caso ele disponibiliza o seu produto final em uma plataforma de vendas on-line e a empresa que faz o download paga pelos direitos autorais de uso da imagem.

A modalidade de e-commerce C2B não é comum atualmente, mas a tendência é que cresça nos próximos anos.

4. C2C (Client to Client)

A modalidade C2C é acima de tudo, a transação online realizada entre duas pessoas físicas. É uma modalidade que cresceu muito nos último anos e é um ótimo tipo de e-commerce a ser explorado. Artesões, cozinheiros e revendedores encontram ótimas oportunidades. Ou seja, esse tipo de e-commerce normalmente inclui marketplaces como o Mercado Livre, Shoppe e outras plataformas onde você pode vender para outra pessoa física.

5. M-commerce

A modalidade de vendas que vem crescendo muito nos últimos anos é o Mobile Commerce, também vem se tornando uma grande tendência. Diferente do e-commerce, o mobile commerce – ou m-commerce – é a modalidade de comércio na qual as transações são realizadas e/ou concluídas por meio de aparelhos eletrônicos (como smartphones ou tablets) com conexão à internet. 

Essas transações podem ser feitas por aplicativos próprios, por exemplo sites adaptados aos celulares ou até mesmo nas lojas feitas nas páginas das empresas em redes sociais.

Conclusões

Primeiramente, é importante saber que todas as modalidades de e-commerce vem crescendo muito nos últimos anos, e sempre aparece uma nova modalidade, que traz novidades no modo de trabalho.

Contudo, as principais razões para o sucesso de um e-commerce são a possibilidade de renda extra e possibilidades de ofertas e preço baixo por quem compra. E-Commerces são muito mais baratos de administrar e criar quando comparado com lojas físicas, por isso a modalidade vem crescendo cada vez mais e surgindo sempre novas possibilidades para se trabalhar com e-Commerces.

Quer criar algum tipo de e-commerce citado acima? Entre em contato com a gente que iremos te auxiliar nesse processo!

Olá, sou a Bruna!

Sou engenheira da computação e apaixonada pela área do design e desenvolvimento web.