O que é certificado SSL?

O Certificado SSL Secure Socket Layer, é uma tecnologia criada para trazer mais segurança na troca de informações entre um visitante e o servidor que hospeda o seu site. Primeiramente esta tecnologia é baseado em criptografia e é amplamente utilizada. Empresas e organizações precisam adicionar certificados SSL aos seus sites para proteger as transações on-line e manter a privacidade e a segurança das informações dos clientes. Este, impede que pessoas mal intencionadas possam capturar informações confidenciais dos usuários, como os dados de acesso a área de clientes em sites de compra e até mesmo cartões e senhas mais importantes.

Como funciona um certificado SSL?

Acima de tudo, garante que a leitura de qualquer dado transferido entre usuários ou sites seja bloqueado. Ele utiliza criptografia para embaralhar os dados que estão em transito, o que impede a leitura por parte de diversos hackers durante a conexão com o cliente. dados, podem estar informações confidenciais, como nomes, endereços, números de cartão de crédito ou outros detalhes financeiros.

Um site ao ser protegido por um certificado SSL, o acrônimo HTTPS (que, no inglês, significa “HyperText Transfer Protocol Secure”, ou seja, segurança de protocolo de transferência de hipertexto) aparece no URL. Sem o certificado SSL, apenas as letras HTTP (sem o S) aparecem.

Tipos de certificado SSL

Primeiramente, existem diversos tipos de certificados SSL com diferentes níveis de validação. Os quatro mais utilizados:

  1. SSL EV – Certificado de validação estendida;
  2. SSL OV – Certificado de validação de empresa;
  3. Certificado de validação de domínio (SSL DV);
  4. Certificado SSL curinga.

Certificados de validação estendida (SSL EV)

Este é o tipo de certificado SSL de mais alto nível e o mais caro. É principalmente utilizado em sites onde existem trocas de informações importântes. Quando instalado, esse certificado SSL exibe o cadeado, o acrônimo HTTPS, o nome da empresa e o país na barra de endereços do navegador. A exibição das informações do proprietário do site na barra de endereços ajuda a distinguir o site de sites mal-intencionados. Dessa forma, para configurar um certificado SSL EV, o proprietário do site precisa passar por um processo padrão de verificação de identidade para confirmar que está autorizado legalmente a ter direitos exclusivos sobre o domínio.

Certificados de validação de empresa (SSL OV)

Essa versão de certificado SSL possui um nível semelhante de garantia do certificado SSL EV quanto à sua obtenção; o proprietário do site precisa completar um processo importante de validação. Esse tipo de certificado também exibe as informações do proprietário do site na barra de endereços para distinguir o sites de sites mal-intencionados. O certificado SSL OV tende a ser o segundo mais caro. Acima de tudo, o principal objetivo dele é criptografar as informações confidenciais do usuário durante as transações. Sites comerciais e voltados ao público devem instalar um certificado SSL OV para garantir que todas as informações dos clientes permaneçam confidenciais.

Certificados de validação de domínio (SSL DV)

Como o processo de validação para obtenção do certificado de validação de domínio é mínimo, ele oferece garantia e criptografia mínimas. Normalmente utilizado em blogs ou em sites informativos, ou seja, em sites que não envolvem coleta de dados. Esse tipo de certificado SSL é um dos mais baratos e mais rápidos de obter. O processo de validação requer somente que o proprietário do site comprove a propriedade do domínio respondendo a um e-mail ou uma chamada telefônica. A barra de endereços do navegador exibe somente o termo HTTPS e um cadeado, sem exibir o nome da empresa.

Certificados SSL curinga

O certificado SSL curinga permite proteger o domínio base e subdomínios ilimitados com um único certificado. Dessa forma, se você tiver vários subdomínios para proteger, nesse caso, a aquisição de um curinga valerá mais a pena em termos financeiros do que a compra de certificados SSL individuais para cada um deles. Este curinga possui um asterisco * como parte do nome comum, onde o símbolo representa qualquer subdomínio válido com o mesmo domínio base.

Qual a diferença entre TLS e SSL?

Antes de tudo, ambos certificam a segurança dos sites. Às vezes, as pessoas os usam juntos ao discutir fornecer uma conexão segura. As diferenças entre eles são pequenas e técnicas.

Para começar, o protocolo TLS é o sucessor do SSL. Tem a capacidade de trabalhar em portas diferentes e usar algoritmos de criptografia mais fortes. Então, é mais empregado para a configuração de programas de e-mail. Mas, assim como o SSL, também pode assegurar transações entre clientes e servidores.

Você pode verificar outras diferenças visitando este site, onde está tudo definido bem descriminado.

Como saber se estou em um site com certificado SSL?

É possível verificar se o site utiliza o certificado analisando o seu URL. A princípio, quando você estiver em um ambiente seguro, você vai verificar um cadeado fechado ao lado da URL do seu destino. Dessa forma, se você estiver em um ambiente não seguro, esse cadeado não existirá, ou estará aberto. Por exemplo, é possível analisar neste site, o cadeado fechado ao lado da URL, portanto, isso significa que existe um ambiente seguro neste site.

Sobretudo, é comum quando você entra em um site, o próprio site já avisar se ambiente é seguro ou não. Bem como, cabe ao usuário aceitar as responsabilidades caso entre em um site não seguro.

Enfim, por hoje é isso! Espero que tenhamos sanado as dúvidas referente a este poderoso certificado!

Olá, sou a Bruna!

Sou engenheira da computação e apaixonada pela área do design e desenvolvimento web.