Hoje em dia se ouve falar muito de Tráfego Pago, que é a criação de anúncios on-line para gerar mais visibilidade e clientes para a sua empresa. Mas você já parou para pensar no que é o Tráfego Orgânico? Esse artigo irá te explicar o que é tráfego orgânico e como aplicar com consciência no seu site, para aumentar suas vendas.
O que é Tráfego Orgânico?
O Tráfego Orgânico nada mais é do que o conjunto de visitas que o seu site recebe de modo orgânico, ou seja, que você não precisa gastar para que o seu cliente veja o seu conteúdo. Esse tipo de tráfego normalmente vem por meios orgânicos como buscadores (Google, Bing), e essa estratégia pode até ser utilizada em redes sociais.
Vamos pensar no seguinte. Você precisa alcançar mais clientes e por conta disso, vai desenvolver um site para a empresa. Com o site pronto você finalmente pode começar a pensar em como atrair mais clientes que convertam em vendas. Dessa forma, existem duas opções: Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico. Em ambos é necessário certo investimento, enquanto no tráfego pago você irá investir dinheiro, no tráfego orgânico você estará investindo tempo e conhecimento.
Quanto mais conteúdo de valor você publicar em seu site, mais clientes qualificados você vai estar chamando para acessar o seu site. Podemos imaginar isso como uma famosa bola de neve, quanto mais investimos nosso tempo com o tráfego orgânico, vamos criando uma bola de neve de clientes cada vez maior.
Tráfego Pago VS Tráfego Orgânico
Como já foi comentado anteriormente, no tráfego pago investimos dinheiro, enquanto no tráfego orgânico investimos tempo. Dessa forma, no tráfego pago primeiramente precisamos investir em um bom conteúdo, para depois conseguir fazer a promoção desse conteúdo para os seus clientes nas plataformas. O Tráfego Pago pode ser aplicado em diversas plataformas diferentes, como o próprio Google, Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads, entre outras plataformas de anúncio.
A principal sacada do tráfego pago é a sua segmentação. De nada adianta você fazer campanhas pagas para pessoas que, provavelmente, não pretendem ser o seu cliente. Primeiramente, para fazer tráfego pago é necessário ter em mente a sua persona ideal e o perfil de cliente da sua empresa, caso contrário, o seu dinheiro estará sendo gasto em vão. Ter o perfil do seu cliente e audiência bem definido é a chave para um bom tráfego pago.
Já o tráfego orgânico, é um processo mais lento e mais assertivo. Com ele, é possível criar laços reais com os seus clientes através da produção de conteúdos de valor. Dessa forma, acabamos conquistando clientes realmente qualificados que querem nosso produto/serviço. Quem investe em tráfego pago está investindo em engajamento e fortalecendo o relacionamento com o cliente.
Tráfego Pago
Vantagens:
Rápido retorno: Com o tráfego pago o retorno pode ser mais rápido, considerando que as promoções estão sendo entregues para as pessoas corretas.
Mais fácil: Atualmente existem diversos gestores de tráfegos que podem auxiliar uma empresa na gestão de anúncios, o que acaba tornando o investimento mais fácil.
Desvantagens:
Alto custo: O custo sempre será mais elevado quando falamos em tráfego pago. Ainda mais, quando é necessário a contratação de um gestor por fora. Normalmente os gestores cobram um valor mensal + todos os valores utilizados em campanhas pela sua empresa.
Não cria relacionamento com o cliente: O cliente vem apenas para comprar. Não existe um vínculo muito grande criado em campanhas de tráfego pago de empresas.
Tráfego Orgânico
Vantagens:
Custo baixo: No tráfego orgânico precisamos apenas de tempo e conhecimento! Não é necessário nenhum gasto para atrair uma audiência qualificada para o seu negócio.
Relacionamento: O tráfego orgânico aumenta o relacionamento do seu cliente com a sua empresa, dessa forma, é muito mais provável que seu cliente volte para comprar com você novamente.
Desvantagens:
Retorno lento: Sim! Embora o tráfego orgânico seja ótimo para adquirir clientes, ele acaba sendo bem lento! Não é do dia para a noite que os resultados vão aparecer.
Tempo de investimento: Se você está começando um negócio e está sem tempo para sentar e investir em conteúdos, acaba se tornando algo bem difícil a ser alcançado.
Como criar estratégias de tráfego orgânico?
Conquistar tráfego orgânico de qualidade não é algo que acontece do dia para a noite. Mas, de qualquer maneira, existem diversas maneiras que você pode estar utilizando para conquistar essa audiência .
1. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um dos principais pilares do tráfego orgânico. Dessa forma, nessa estratégia o foco está totalmente na criação de conteúdos que sua audiência está disposta a pesquisar, focando na resolução de um problema em comum. Esses conteúdos podem ser: postagens de blog, vídeos ou publicações nas redes sociais. Mas o que vamos focar aqui é no quesito: SITE!
Hoje em dia o tráfego orgânico é o principal meio utilizado por grandes empresas para conquistar mais clientes. Em uma conversa que tive com um dos analistas do Neil Petel, me explicaram que mais de 80% das pessoas clicam em links de tráfego orgânico, enquanto apenas uma média de 20% clicam em anúncios pagos. (Hey, estamos falando de GOOGLE, não de redes sociais, ok?!) Isso mostra o quanto o marketing de conteúdo faz diferença nas pesquisas das pessoas.
2. SEO (Search Engine Optimization)
É impossível criar uma boa postagem de blog sem entender o mínimo de SEO para que o seu texto realmente seja reconhecido pelo Google. Basicamente, o SEO auxilia o seu site (e postagens) a estarem no topo da página de pesquisa de um usuário, o que é uma bela ajuda para quem está investindo em produção de conteúdo! Já falamos de SEO por aqui, se por ventura você estiver perdido, clique nesse link para entender melhor!
Algumas questões super importantes de SEO para as suas postagens são:
Palavras-chave: As palavras chave precisam aparecer várias vezes no seu texto e ter sentido com o que você está propondo. Não é necessário exagerar no uso de sua palavra chave, mas é importante existir um valor considerável dessa palavra.
Links internos e externos: É imprescindível que a sua postagem tenha links internos e externos. Os links internos, são links que guiam a pessoa para outras páginas dentro do seu próprio site, enquanto os links externos guiam o usuário para outras páginas existentes no google. É de extrema importância a utilização desses links, pois quanto mais tempo o usuário navega pelo Google, maior é sua pontuação com ele!
URL’s amigáveis: Você já entrou em uma página de um site, cujo link era “!@$#$@#7364!@#“? Então você sabe do que estou falando! Para o google é importante que todos os links de postagens, levem sua palavra chave junto. Dessa forma a indexação do seu conteúdo será mais concreta. Pode observar a URL desse artigo, por exemplo!
Palavras fáceis e curtas: Quanto mais fácil e entendível for a sua postagem, melhor para você aparecer nas primeiras páginas! Isso porque o Google possui uma pontuação para textos e busca indexar melhor os textos que são mais fáceis de se ler.
Conclusão
Tráfego Pago e Tráfego orgânico são extremamente importantes para que a sua empresa cresça no digital. Nesse artigo trouxemos algumas diferenças entre eles e também, como fazer um tráfego pago de qualidade para atrair cada vez mais clientes.
Lembrem sempre, o tráfego orgânico é lento, e é com o tempo que você irá conquistar os seus novos clientes, tenha paciência com o seu processo! Entretanto, se precisar de algo, pode me enviar uma mensagem!