Quando se trata da criação de um e-commerce, muitas são as soluções que podem ser encontradas. Personalizações, integrações e facilidade em todas as etapas é importante para decisão.
Ao criar um e-commerce por meio dessas plataformas – Nuvemshop, Shopify, Loja Integrada, dentre outros – é possível ter, rapidamente, seus produtos no ar, prontinhos para venda.
No entanto, é necessário lidar com as limitações que a plataforma de criação de e-commerce nos coloca. Algumas são: personalização limitada a blocos, taxas sobre conversões e ainda, assinatura mensal.
Diante disso, então, como montar um e-commerce de forma segura e que supra, de verdade, todas as nossas necessidades do lojista?
Por mais que plataformas de criação de lojas virtuais pareçam uma solução perfeita para quem quer montar um e-commerce, seu sonho pode se realizar de uma maneira muito mais acertada. Vem ver!
Site próprio vs plataforma terceirizada
Quando nos debruçamos sobre o projeto de criação de um e-commerce, não precisamos fazer mais do que uma busca no Google para encontrarmos soluções prontas para o lançamento da loja virtual, que prometem a estrutura, hospedagem e meios de pagamento com poucos cliques.
No entanto, existem vantagens ao criar um site próprio para o seu e-commerce que são inatingíveis por qualquer plataforma terceirizada.
A primeira delas diz respeito à possibilidade de personalização de toda a estrutura do e-commerce.
Com o WordPress e o WooCommerce é possível desenvolver páginas de produtos com estrutura única, que é personalizável para a necessidade de cada item em particular. Já nas plataformas terceirizadas o que se tem à disposição é, apenas, a organização de blocos com recursos limitados.
E não para por aí. Quando se trata de aspectos mais técnicos, como integração com sistemas de pagamento, podemos buscar aqueles que oferecem as melhores taxas para nossa loja quando optamos por um site próprio.
Na prática, isso representa redução de custos operacionais para o seu negócio, aumentando sua margem de lucro e permitindo que você possa reinvestir ainda mais no crescimento da sua loja.
Quando optamos por uma plataforma terceirizada para a criação da nossa loja virtual esses custos são fixos e podem ser alterados livremente, sem que se tenha margem para, simplesmente, modificar o seu intermediador de pagamentos.
Além disso, também existem as taxas mensais de assinatura da loja, o que compromete uma parte do seu orçamento tendo ou não um faturamento desejável ao longo do mês.
Investir em um site personalizado fica muito caro?
O investimento depende da estrutura do site desejado.
No entanto, a comparação entre o custo de uma solução personalizada para a sua necessidade e o de assinatura de uma plataforma de criação de loja virtual nem sempre é justa.
Isso porque uma plataforma de criação de e-commerce, embora prometa rapidez e baixo custo, cobrará taxas de comissão em suas vendas. Além disso, existem também as taxas de manutenções mensais.
Enquanto isso, quando contratamos um web designer com expertise em e-commerce e um profissional full stack, com conhecimentos em front e back end, o investimento pode parecer superior ao de contratar uma plataforma terceirizada, mas não é.
Em uma plataforma terceirizada é necessário arcar com custos acessórios dos mais diferentes tipos, o lojista ainda está submetido a sistemas de pagamento pré-definidos, com taxas próprias, que podem ser mais elevadas do que aquelas praticadas por outras empresas intermediadoras.
Quando se opta por contratar a criação de um site personalizado, basta que a intermediadora disponibilize sua API para que possa ser feita uma nova integração.
Com isso, até mesmo meios de pagamento inovadores podem ser oferecidos aos seus clientes, como, por exemplo, PIX parcelado.
Além dessas vantagens, outros aspectos da criação de um e-commerce próprio devem ser latentes em seu planejamento.
Atualmente, 92 milhões de brasileiros acessam a Internet apenas utilizando o telefone celular. Por conta disso, é fundamental contar com uma página totalmente responsiva, que seja funcional e, sobretudo, leve.
Quando se opta por uma plataforma terceirizada, o seu controle sobre a rapidez da página e aspectos técnicos, como o da responsividade, é quase nulo. Isso pode ocasionar a potencial perda do cliente
Dessa forma, o que parece barato pode ficar muito caro quando se trata da criação de uma loja virtual.
Faça um orçamento sem compromisso e se surpreenda
Como criar um e-commerce? Bom, o sucesso do seu e-commerce começa com o seu planejamento.
Por isso, coloque na ponta do lápis todos os gastos fixos que você terá ao contratar uma plataforma tercerizada. E ainda, todos os gatos varáveis que dependerão de suas vendas mensais.
Com a conta feita, agora é hora de fazer um orçamento sem compromisso comigo, para que a gente possa encontrar a solução mais viável financeiramente para as suas necessidades e, sobretudo, para que você possa dar os próximos passos em direção ao crescimento da sua empresa.
Por meio de um site próprio é possível realizar diversas ações. Tais como: Otimizar o SEO da página de cada um dos seus produtos. Criar blog educativo. Aplicar técnicas de responsividade e rapidez em cada acesso. E até mesmo, compreender quais são as áreas mais sensíveis da estrutura do seu site.
Como são muitas as opções de plugins para a criação de um e-commerce próprio. É possível ter sempre à mão novas ferramentas que irão contribuir com o crescimento da sua empresa, aumentando suas vendas e, sobretudo, seu sucesso.
Quer saber mais sobre todas as etapas de criação de um e-commerce?
Solicite um orçamento sem compromisso para que possamos alinhar todas as suas expectativas em sua nova empresa!