Isso é uma dúvida muito comum, que muitas pessoas tem. Com tantas opções na internet, fica difícil escolher qual hospedagem para site é a melhor para hospedar o seu site. É preciso avaliar as diferenças entre os diversos serviços. Para selecionar a melhor opção. Nessa postagem, estarei dando algumas dicas de como selecionar o seu provedor de hospedagem.
Verifique a infraestrutura
A principal questão que precisa ser verificado na contratação de um provedor é a tecnologia e a infraestrutura de hardware e software disponibilizadas pelo fornecedor. Primeiramente é preciso estar atento em alguns fatores.
Capacidade de armazenamento: É importante se atentar na capacidade de armazenamento do seu site. Para um site institucional e básico, o mínimo recomendado é de 30GB SSD. Essa exigência cresce a cada funcionalidade a mais que o seu site tiver. Principalmente, se o seu site for composto por muitas imagens, que ocupam uma grande parte do armazenamento de disco.
Largura de banda: A largura de banda determina a medida da capacidade de transmissão, em especial de conexão ou rede. Quanto mais, melhor! Esse parâmetro é importante para a capacidade de transmissão dos dados do seu site. O mínimo recomendado é uma média de 2GB.
Memória: A memória é um armazenamento temporário, que facilita o acesso do processador aos dados guardados no seu HD ou SSD. Comumente não é uma métrica muito importante, mas eu sempre recomendo ter um mínimo de 2GB de memória em seu servidor.
Suporte: É importante que a sua hospedagem possua suporte gratuito. Dessa forma existem diversas hospedagens que não fornecem suporte, caso você precise algum dia de algum suporte, você precisa pagar. Selecionando uma hospedagem com suporte, você poderá aciona-lo quando necessário.
Consulte os meios de pagamentos
Com a enorme oferta de hospedagens de site, existe também um grande número de meios e formas de pagamento. Ou seja, é possível conseguir bons descontos para certos tipos de pagamentos.
É importante se atentar também, que várias hospedagens fazem a cobrança anual. Apesar de inserirem o valor mensal, o valor a ser pago é apenas uma vez ao ano (ou seja, você paga tudo de uma vez). Além disso, é necessário se atentar no valor de renovação também. Normalmente o valor de renovação sobe um pouco após 1 ou 3 anos de uso.
Algumas hospedagens que indico de olhos fechados são a Hostgator, Hostinger e Innova. Caso tenha certeza que o seu site vai ser bem pesado e vai ter uma quantidade muito grande de imagens, por exemplo, loja de roupas de atacado, aconselho muito a contratação da Innova Host. Pois todos os recursos são bem distribuídos e a capacidade de armazenamento é realmente muito boa.
Antes de tudo: Planejamento.
Existem alguns tipos de hospedagem para site. As hospedagens compartilhadas normalmente fazem a distribuição dos recursos em vários sites distintos. Então é importante analisar bem se você pode estar fazendo esse compartilhamento. Servidores dedicados têm limites que são unicamente definidos por quanto o hardware é capaz de suportar. Contudo, se sua aplicação exige 100% do servidor, você terá 100% do servidor apenas para esta aplicação.
Conclusão
Existem diversos tipos de servidores de hospedagem para site que você pode estar escolhendo para hospedar o seu site. Portanto, é importante analisar os parâmetros citados nesse artigo, para lhe auxiliar a fazer a contratação de uma hospedagem boa, que vá garantir um conforto para você e seu cliente. Caso tenha alguma dúvida, fico a disposição para lhe ajudar! Basta entrar em contato conosco!